São Paulo Coffee Festival 2025 atinge recorde de 150 marcas e 16 mil visitantes
Nos dias 27, 28 e 29 de junho, aconteceu o 4º São Paulo Coffee Festival, que trouxe para o pavilhão da Bienal do Parque Ibirapuera mais de 16 mil pessoas, público recorde, que comprova a crescente busca por informação e experiências relacionadas ao café. Realizado em São Paulo pela Espresso&CO em parceria com a Allegra Events, o evento nasceu em Londres há mais de 10 anos e já conquistou cidades como Amsterdã, Nova York, Paris, Los Angeles e Milão.
Foram mais de 150 marcas participantes, mais um recorde, 15% de crescimento em relação a 2024, em sua maioria de cafés especiais e itens relacionados, como máquinas, acessórios e produtos de acompanhamento. Além das grandes marcas, a edição se destacou pela maior presença de pequenos produtores, que fazem o processo completo do grão à xícara, e dos chocolates bean to bar, como Mission Chocolate, Pryscilla França, Majucau, Bainí, Caza, Aya, Mestiço, Zaad e Odle. Além das marcas de docinhos e comidinhas, como Dona do Doce, Ooye Cookies, Artesanal Pães e Santiago Padaria Artesanal, e bebidas, como Licor 43, Tarantino e Divina d’Minas.
Voltado principalmente para o consumidor final e protagonizado pelos cafés especiais, o SPCF 2025, que atua como plataforma de promoção do consumo e valorização dos cafés brasileiros, ofereceu uma programação completa com experiências sensoriais cafeinadas, culturais e gastronômicas, como degustações de diversas cafeterias e micro-torrefações renomadas, atividades interativas, workshops, boa comida e line up musical de uma verdadeira coffee party.
"O São Paulo Coffee Festival impulsiona o consumo de cafés especiais ao aproximar o público de quem produz e transforma. Ao movimentar toda a cadeia e ampliar a demanda por qualidade, o festival gera valor para o mercado e fortalece a posição do Brasil como referência global", afirma Caio Alonso Fontes, co-fundador da Espresso&CO, realizadora do São Paulo Coffee Festival.
O evento também valorizou as origens produtoras com a presença do Projeto Rotas do Café de SP e da ativação especial do Sebrae. Ambas iniciativas fortalecem o olhar do festival para a diversidade das regiões produtoras, evidenciando as particularidades, sabores e histórias de cada origem: uma oportunidade única para o público mergulhar nas raízes do café brasileiro e descobrir como cultura, tradição e empreendedorismo se conectam.
O festival ainda apresentou a 9° edição da Copa Barista, campeonato patrocinado por Melitta, Stanley e Licor 43, com máquina oficial Storm, e apoiado por Café Store, Oster e Fonte Platina, premiou os melhores competidores na preparação de espressos, cappuccinos e filtrados. Daniel Vaz, da Five Roasters, foi o grande campeão, ganhando além do troféu, um cheque no valor de R$ 6.500. Em segundo e terceiro lugar ficaram, respectivamente, Renan Dantas, da Dantas Coffee Company, e André Phillipe, da Ristto Café.
Ampliando as fronteiras da experiência, o evento reforçou sua conexão com a arte ao trazer intervenções inéditas para enriquecer ainda mais a experiência dos visitantes. O painel de abertura e da rampa da Bienal foram pintados ao vivo por Felipe Risada (@felipe_risada) e Mauro Neri (@reveracidade), com o objetivo de celebrar a arte urbana e propor um diálogo criativo entre café, cultura e cidade.
Já na área externa do pavilhão, o Food Stations reuniu restaurantes referência da capital paulista e totalmente conectados com a identidade do evento. Foi possível degustar a gastronomia do Bagaceira, Holy Burger, Koya88, LosDos Cantina, Make Hommus Not War, Notorious Fish e Preto Cozinha.
O SPCF também reafirmou seu compromisso com a sustentabilidade. Em parceria com a Eccaplan Sustentabilidade, empresa pioneira na redução, quantificação e compensação de carbono para eventos, recebeu o Selo Evento Neutro por compensar suas emissões de carbono, apoiando, assim, projeto (Terrus Carbon Coffee) de agricultura regenerativa na própria cadeia do café. Também foi firmada uma colaboração com a Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil. Além disso, o evento organizou o descarte de lixo e trabalhou com material 100% de fonte renovável.
A boa notícia para os apaixonados por café é que o São Paulo Coffee Festival já tem data marcada para o próximo ano. A quinta edição será nos dias 26, 27 e 28 de junho de 2026.
Além disso, a Espresso&CO, realizadora do São Paulo Coffee Festival ao lado da Allegra Events, se prepara para expandir a franquia Coffee Festival para outras capitais na América latina, possivelmente já em 2026. Nos novos locais, o evento atuará tanto como plataforma de promoção do consumo local quanto como possibilidade de crescimento para marcas brasileiras.
O São Paulo Coffee Festival, realização Espresso&CO em parceria com Allegra Events, tem patrocínio café master de 3 Corações e Café Orfeu, patrocínio Oster e Sebrae, apoio de A Tal da Castanha, Café Store, Nescafé, Nespresso, Philips Walita, Prima Qualitá e União, água oficial Fonte Platina, e apoio Institucional Investe São Paulo e Prefeitura da cidade de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Turismo.
Sobre o São Paulo Coffee Festival
O São Paulo Coffee Festival, evento organizado pela Espresso&CO em parceria com Allegra Eventos, celebra a comunidade e a cultura do café na maior cidade da América Latina. Nascido em Londres e com mais de dez anos de existência, o festival marca presença em diversas cidades ao redor do mundo, como Amsterdã, Milão, Nova Iorque e Paris. Voltado para o consumidor final, é repleto de experiências sensoriais cafeinadas, culturais, gastronômicas e, neste ano, ainda mais conectado com a arte urbana. No evento, é possível aproveitar degustações das principais cafeterias e microtorrefações, atividades interativas, workshops, boa comida, atrações musicais e intervenções artísticas ao vivo. É imperdível para todos os amantes da bebida: de iniciantes a coffee lovers!
Site: https://www.saopaulocoffeefestival.com.br/
Instagram: https://www.instagram.com/saopaulocoffeefestival/









