São Paulo Coffee Festival 2025 celebra a cultura dos cafés especiais com arte urbana, experiências sensoriais e conteúdo educativo

Ascom • 25 de junho de 2025

O São Paulo Coffee Festival retorna em 2025 para sua quarta edição, consolidando-se como um dos principais eventos dedicados a celebrar a comunidade e cultura do café no país. O encontro acontece nos dias 27, 28 e 29 de junho, na Bienal do Parque Ibirapuera, na capital paulista, reunindo marcas, especialistas e amantes do café em uma programação diversa e repleta de experiências e lançamentos.


Realizado em São Paulo pela Espresso&Co em parceria com a Allegra Events, o festival nasceu em Londres há mais de 10 anos e já conquistou cidades como Amsterdã, Nova York, Paris, Los Angeles e Milão. Ampliando as fronteiras da experiência, este ano, na maior cidade da américa latina, o festival reforça sua conexão com a arte ao trazer ativações e intervenções inéditas para enriquecer ainda mais a experiência de quem estiver presente no evento. Entre os destaques, está o painel de abertura que será pintado e narrado ao vivo durante os dois primeiros dias de festival, além de outras ações que celebram a arte urbana e propõe um diálogo criativo entre café, cultura e cidade.


Este ano, serão de 150 marcas expositoras, o recorde do festival, representando 15% a mais que em 2024, e o público deve ultrapassar os 16 mil visitantes. Voltado principalmente para o consumidor final e protagonizado pelos cafés especiais, o SPCF 2025 promete uma programação ainda mais completa com experiências sensoriais cafeinadas, culturais e gastronômicas, como degustações de diversas cafeterias e micro-torrefações renomadas, atividades interativas, workshops, boa comida e line up musical de uma verdadeira coffee party. É imperdível para todos os coffee lovers, dos iniciantes aos experts, e também para os apaixonados por gastronomia e cultura.


“A cada edição, reforçamos nosso compromisso de valorizar as origens, aproximar os pequenos negócios do consumidor final e transformar o café em uma plataforma de cultura, experiência e desenvolvimento. É uma celebração da diversidade do café especial, que impulsiona conhecimento, promove encontros e fortalece quem faz o café acontecer”, comenta Caio Alonso Fontes, diretor da Espresso&CO, realizadora do São Paulo Coffee Festival.


A edição ocupará todo o piso térreo e o primeiro andar da Bienal com diversos estandes e ativações, entre elas, A Torrefação. Espaço queridinho do São Paulo Coffee Festival, apresentado por Orfeu com apoio da Carmomaq, está de volta e ainda mais completo. Além da torra ao vivo, na qual o público pode levar seu próprio café para casa, o espaço ganha uma sala de workshops e palestras. A nova programação aprofunda o conhecimento sobre essa etapa essencial do processo, com dicas sobre escolha de grãos, perfis de torra e nuances sensoriais. Um convite para se conectar ainda mais com o universo do café.


Não deixe também de passar no Latte Art Ao Vivo, patrocinado pela Nude, com máquina oficial Astoria e apoio da Café Store. Aqui, baristas apresentam os melhores Latte Art, incluindo receitas de drinques clássicos e vaporização. O espaço também oferece workshops práticos, onde o público pode aprender a criar desenhos, explorar receitas e trocar experiências com baristas premiados. Uma parada obrigatória para quem ama café com criatividade.


Para quem busca aprendizado e conhecimento, as Masterclasses do Senac estão confirmadas para mais uma edição. As aulas acontecem nos três dias de evento e são uma oportunidade única de mergulhar ainda mais em temas como preparo, consumo e criatividade do universo do café. Para participar, é necessário adquirir ingresso específico da atividade - consulte as opções de aulas e valores no site oficial.


Além das Masterclasses, este ano o Senac também assina a curadoria do espaço O Laboratório, com um projeto exclusivo voltado para quem deseja mergulhar no presente e no futuro do universo cafeeiro. Aqui, acontecem discussões interativas e oficinas com profissionais e especialistas que apresentarão ao público temas como a rotina de uma cafeteria, a história do café e métodos de preparo. Para este ano, o espaço promete ainda mais experiências sensoriais e conteúdos para quem quer aprofundar o conhecimento sobre o universo do café.


Teste ao máximo os sentidos na Sensory Experience, que volta reformulado em 2025 com um espaço que explora aromas e experiências com o café. Aqui o público é convidado a mergulhar em uma nova experiência sensorial ainda mais imersiva.


O evento apresenta ainda a famosa Copa Barista, campeonato com patrocínio da Melitta, Stanley e Licor 43, máquina oficial Storm, e apoio , Café Store, Oster e Fonte Platina, , e premiará em dinheiro os melhores competidores na preparação de espressos, cappuccinos e filtrados. 


Não seria um festival sem música ao vivo de qualidade para garantir que todos sintam as boas vibrações enquanto apreciam um café. Este ano, o Café & Música volta com um line-up exclusivo totalmente renovado, com curadoria de Lucio Ribeiro. Ao anoitecer, o DJ se torna a atração musical. 


A Cozinha que tem patrocínio 3 Corações e Oster e apoio Senac e Fonte Platina, convida o público a explorar a relação entre café e gastronomia em diferentes momentos do dia. Seja na sobremesa, no brunch, no lanche da tarde ou no café da manhã, A Cozinha valoriza a riqueza cultural da cidade com preparos que orbitam o universo da bebida, reforçando a verdadeira paixão do paulistano pelo café em todas as suas formas. Entre os convidados estão Fred Caffarena, do Make Hommus Not War Isabela Honda, da Joya Boulangerie; Larissa Taketa, do Pato Rei; Sylas Rocha, do The Door | Hideout; Gabriel Santana, do Santana Bar; Rachel Louise, do Tuju; e Rodrigo Lodetti, do Botanikafé.


Também não poderia faltar boa comida. Esse ano a Food Stations chega com uma seleção gastronômica nova e reúne restaurantes referência da capital paulista e que estão totalmente conectados com a identidade do evento. Será possível degustar a gastronomia do Bagaceira, Holy Burger, Koya88, LosDos Cantina, Make Hommus Not War, Notorious Fish e Preto Cozinha.


Para uma experiência ainda mais completa, o Bar & Drinks concentra as experiências alcoólicas do festival, celebrando o potencial o café na coquetelaria. Conectando sabor, criatividade e cultura urbana, a Tarantino, que por mais um ano assina como cerveja oficial do evento, apresenta um rótulo exclusivo criado em colaboração com o artista Mauro Neri, do projeto @veracidade, conhecido por usar a arte urbana como ferramenta de reflexão sobre o território e a ocupação da cidade. No espaço será possível conhecer a Tarantino Coffee Red Ale: de teor alcoólico médio, a receita traz uma Red Ale com infusão de cafés de notas frutadas, como frutas vermelhas, resultando em uma combinação leve, saborosa e surpreendente.


Os visitantes também poderão provar o Carajillo, eleito o drink oficial do SP Coffee Festival, preparado com o inconfundível Licor 43, que também assina como bebida oficial da Copa Barista. Clássico da coquetelaria, o Carajillo reforça o potencial do café também na criação e harmonização de drinks.


O São Paulo Coffee Festival, realização Allegra Events e Espresso&CO, tem patrocínio café master de 3 Corações e Café Orfeu, patrocínio Oster e Sebrae, apoio de A Tal da Castanha, Café Store, Nescafé, Nespresso, Philips Walita, Prima Qualitá e União, água oficial Fonte Platina e apoio Institucional da Prefeitura da cidade de São Paulo por meio da Secretaria Municipal de Turismo.


Sobre o São Paulo Coffee Festival


O São Paulo Coffee Festival, evento organizado pela Espresso&CO em parceria com Allegra Eventos, celebra a comunidade e a cultura do café na maior cidade da América Latina. Nascido em Londres e com mais de dez anos de existência, o festival marca presença em diversas cidades ao redor do mundo, como Amsterdã, Milão, Nova Iorque e Paris. Nos dias 27, 28 e 29 de junho de 2025, acontece a quarta edição em São Paulo, na Bienal, localizada no Parque Ibirapuera. Voltado para o consumidor final, é repleto de experiências sensoriais cafeinadas, culturais, gastronômicas e, neste ano, ainda mais conectado com a arte urbana. No evento, é possível aproveitar degustações das principais cafeterias e microtorrefações, atividades interativas, workshops, boa comida, atrações musicais e intervenções artísticas ao vivo. É imperdível para todos os amantes da bebida: de iniciantes a coffee lovers!


Site:  https://www.saopaulocoffeefestival.com.br/


Instagram: https://www.instagram.com/saopaulocoffeefestival/


Data:


27, 28 e 29 de junho de 2025


Horários:


Sexta-feira 27 de junho: das 14h às 21h


Sábado 28 de junho: das 10h às 18h


Domingo 29 de junho: das 10h às 18h


Local:


Fundação Bienal de São Paulo (Av. Pedro Álvares Cabral, s/n - Vila Mariana, São Paulo – SP). 


Parque Ibirapuera, portão 03


Sugestão de transporte: a sugestão é utilizar a estação AACD Servidor, da Linha 5-Lilás de metrô, que está localizada a cerca de 1 km de distância do portão 5 do Parque do Ibirapuera. A caminhada da estação até o parque leva cerca de 15 minutos e não há necessidade de usar ônibus. Além da praticidade e rapidez, o uso da Linha 5-Lilás para chegar ao evento também colabora com a sustentabilidade, incentivando o uso do transporte coletivo, o que ajuda a reduzir as emissões de carbono e a demanda por veículos particulares.


Ingressos:  https://www.ticket360.com.br/sub-categoria/1463/sao-paulo-coffee-festival



- Um dia: Sexta-feira - R$70 (inteira) / R$35 (meia) /R$ 180 (VIP*)


Sábado - R$90 (inteira) / R$45 (meia)/R$ 200 (VIP*)


Domingo - R$90 (inteira) / R$45 (meia)/R$ 200 (VIP*)


- Três dias (combo): R$210 (inteira) / R$105 (meia)/ R$ 530 (VIP*)


O ingresso VIP garante, além do acesso ao evento, entrada exclusiva, kit com ecobag, direito à área VIP, localizada no mezanino, e desconto no estande The Shop, loja com produtos exclusivos SPCF.


Os preços dos ingressos estão sujeitos a aumento com a proximidade do evento.

Por Mestres do Paladar 27 de dezembro de 2025
Arte, amor e sabor afetivo fazem parte do trabalho e da história de Mila, idealizadora da Mila Bolos Decorados, uma confeitaria que nasceu da necessidade de cura e hoje adoça momentos por toda a Grande São Paulo. A jornada começou em 2012, quando enfrentava a depressão. Foi na cozinha, entre massas, recheios e coberturas, que encontrou refúgio. Fazer doces era, naquele momento, uma forma de se distrair e, sem perceber, de se reconstruir. O que começou como um gesto pessoal logo ganhou reconhecimento. Os doces passaram a fazer sucesso entre amigos e conhecidos, os pedidos cresceram e Mila montou um pequeno espaço para produção, que funcionou por cerca de um ano. Movida pelo desejo de mostrar seu trabalho ao público, passou a participar de feiras gastronômicas. Apesar da boa aceitação, os desafios falaram mais alto. Em um período de férias, sem estrutura suficiente para se manter nas feiras, precisou pausar esse capítulo. O tempo passou, mas o sonho não. Doze anos depois, com mais experiência, resiliência e propósito, ela conseguiu finalmente montar sua própria confeitaria. Nesse intervalo, investiu em formação: se graduou em Gastronomia, aprimorou técnicas e aprofundou o olhar artístico que hoje se reflete em cada deliciosa criação. Seus bolos são pensados como peças únicas, onde estética e sabor caminham juntos. Os ingredientes são cuidadosamente selecionados, valorizando qualidade e o sabor afetivo, que desperta lembranças e cria novas histórias. Hoje, a Mila Bolos Decorados atende toda a Grande São Paulo, levando para festas e celebrações experiências feitas à mão, com sensibilidade, dedicação e amor. Seu nome é uma importante assinatura que propaga o carinho da confeitaria que leva arte e afeto em cada saborosa produção artesanal. Instagram: @milabolosdecorados.oficial
Por Mestres do Paladar 26 de dezembro de 2025
Transformar ingredientes selecionados em lembranças cheias de afeto é a essência do trabalho de Cristina Schultz, criadora da Biscoitina. Cookier por vocação, ela construiu sua trajetória unindo arte, sensibilidade e um profundo amor pela cozinha artesanal. Cada biscoito carrega não apenas técnica, mas também memória, cuidado e propósito. Desde muito cedo, descobriu na cozinha um espaço de criação. Bolos, pães, doces e biscoitos sempre fizeram parte de sua rotina e de seus sonhos. O desejo de atuar profissionalmente nessa área a levou, alguns anos atrás, a criar um perfil e iniciar a produção e venda de biscoitos artesanais. Naquele período, conciliava a rotina CLT durante a semana, aulas de dança do ventre aos sábados, a vida familiar e pessoal. O ritmo intenso acabou exigindo uma pausa, mas nunca apagou o sentimento que permanecia guardado: a certeza de que um dia voltaria. O retorno veio junto com uma mudança profunda de vida. Com o nascimento de seu filho, deixou o trabalho e encontrou a coragem necessária para recomeçar. A promessa feita a si mesma se cumpriu: voltar aos biscoitos, trabalhar em casa e acompanhar de perto cada etapa do crescimento do filho. Desde então, a jornada tem sido de estudo constante e muito aprendizado. Cristina mergulhou em todos os aspectos que envolvem o universo de uma cookier: desenvolvimento de embalagens, criação artística, elaboração de cardápios, marketing, propaganda e estratégias. Esse olhar completo se reflete em cookies e biscoitos artesanais carimbados, decorados ou personalizados com logomarca, sempre produzidos com ingredientes selecionados e atenção aos detalhes. Com o tempo, surgiram novas criações e as delícias da Biscoitina passaram a ocupar um lugar especial em diferentes celebrações. De encontros entre amigos a grandes momentos como aniversários, casamentos, batizados e chás de bebê, cada encomenda se transforma em uma lembrança afetiva que encanta pelo sabor e pela estética. Fazer parte, mesmo que de forma indireta, de momentos tão significativos é o que move Cristina Schultz, hoje uma importante referência no setor. Para ela, cada biscoito é uma pequena obra de arte feita com amor e sabor afetivo, a confirmação diária de que fez a escolha certa.  Instagram: @biscoitina
Por Mestres do Paladar 26 de dezembro de 2025
Em Carutapera (MA), o que começou como um desejo de inovar se transformou em uma verdadeira experiência sensorial que une arte, amor e sabor afetivo. À frente dessa história está Geysi, especialista em brigadeiros gourmet, certificada pelo MEC, que vem adoçando momentos especiais e conquistando paladares muito além das fronteiras do município. A ideia de trabalhar com brigadeiros gourmet surgiu da vontade de oferecer algo novo à cidade onde mora e atua. “Eu ainda não tinha visto doces personalizados, com nomes, desenhos e cores diferentes. Resolvi apostar nessa parte”. O resultado não poderia ser outro: sucesso imediato. Cada doce criado por Geysi carrega identidade própria, pensado nos mínimos detalhes para refletir a personalidade e o desejo de cada cliente. Seus brigadeiros são pequenas obras de arte. Produzidos com ingredientes cuidadosamente selecionados, eles valorizam o sabor artesanal e despertam memórias afetivas. “Todos amam a experiência de comer um doce feito por mim”, afirma, orgulhosa. O carinho colocado em cada etapa do processo é percebido não apenas no visual impecável, mas também no sabor que remete ao aconchego e às celebrações especiais. A repercussão do trabalho foi maior do que imaginava. Hoje, além de atender Carutapera, seus brigadeiros chegam a municípios vizinhos, ampliando o alcance de um trabalho construído com dedicação e sensibilidade. “Nem acredito que repercutiu tanto. Isso me enche de orgulho, porque consigo levar uma experiência única para cada cliente”, destaca. “Sou grata a Deus por tudo e por me dar força todos os dias para continuar”. Assim, entre cores e sabores , ela segue transformando o brigadeiro em símbolo de afeto, criatividade. Seu nome é uma referência de sucesso em propagar arte junto aos encantos das memórias afetivas. Instagram: @brigadeiros_gourmetn
Por Laércio Sanches 24 de dezembro de 2025
Há 15 anos à frente da Avelã Doceria, Adriana Lourenço construiu sua trajetória na confeitaria clássica, produzindo tortas que conquistaram espaço pela técnica e pelo sabor. No entanto, um acontecimento pessoal mudou o rumo de sua atuação profissional e deu origem a um novo propósito. Em 2019, Adriana desenvolveu intolerância à lactose e descobriu alergia à caseína, proteína do leite. A partir desse diagnóstico, nasceu a necessidade de repensar receitas, processos e, principalmente, o significado do ato de comer. Formada em Nutrição e atualmente estudante de Gastronomia Funcional pela Natural Chef, Adriana uniu conhecimento científico e prática de cozinha para criar a Drika Doces Saudáveis, uma confeitaria que mantém a essência da tradição, mas com um olhar inclusivo. Seus produtos são zero lactose, zero glúten e sem lácteos, pensados para atender pessoas com intolerâncias, alergias alimentares ou que buscam uma alimentação mais consciente. A transição não foi apenas técnica, mas também emocional. Ao longo dessa jornada, percebeu que a alimentação vai além do prazer imediato: ela pode acolher, nutrir e devolver segurança a quem, muitas vezes, se sente excluído em momentos simples, como comemorações e encontros familiares.  “A nutrição e a saúde me ensinaram um novo olhar”. Hoje, seu trabalho vai além da produção de doces; atua como agente de transformação, mostrando que é possível unir sabor, saúde e inclusão sem abrir mão da confeitaria clássica. Seus doces preservam textura, aroma e memória afetiva, ao mesmo tempo em que respeitam diferentes necessidades alimentares. Com a Drika Doces Saudáveis, Adriana Lourenço reforça que comer bem não precisa ser restritivo ou sem prazer. Pelo contrário: pode ser um gesto de cuidado, pertencimento e escolha consciente, capaz de transformar a relação das pessoas com o alimento e com elas mesmas. Instagram: @drikadocessaudaveis
Por Mestres do Paladar 23 de dezembro de 2025
Criada em 2019, a Doce&Poesia Confeitaria nasceu da união entre paixão e conhecimento técnico. À frente do negócio está Vitória, formada em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Lavras, que transformou um hobby em uma marca referência em doces artesanais de alta qualidade. Ainda durante a graduação, cursada em período integral, Vitória buscava uma renda extra para ajudar nas despesas. Foi quando decidiu investir em um curso de confeitaria, conciliando os estudos com produções de bolos caseiros e tortas. Durante a pandemia, voltou a morar em Nazareno e encontrou na Páscoa um importante ponto de virada. A produção de ovos de chocolate impulsionou o reconhecimento da marca e ampliou a base de clientes. A partir daí, passou a investir de forma mais consistente em divulgação, sem abrir mão do principal diferencial: o boca a boca, construído pela reputação de qualidade dos produtos. No período pós-pandemia, retornou a Lavras, mantendo as atividades nas duas cidades. Após a formatura, em 2024, voltou definitivamente para Nazareno. O grande diferencial está no rigor técnico aplicado a uma produção artesanal. Vitória trouxe da Engenharia de Alimentos conceitos como controle de qualidade, padronização de processos, boas práticas de fabricação e respeito às normas da Anvisa. Todas as receitas são pesadas, testadas e padronizadas, garantindo segurança, sabor e constância. O nicho da confeitaria é bem definido: doces leves, suaves, feitos exclusivamente com chocolate nobre e ingredientes de primeira qualidade. A proposta é criar delícias que possam ser apreciadas sem enjoar, fugindo do excesso de açúcar. “A cozinha é uma ciência”, resume Vitória, que defende o estudo dos processos químicos, físicos e microbiológicos por trás de cada receita. Após se formar e passar brevemente pela indústria de laticínios, decidiu focar integralmente na confeitaria. Hoje, além da produção, também atua como professora, recebendo alunos de diversas cidades para cursos de confeitaria e decoração. Assim, ela fez do próprio nome uma assinatura, mostrando que quando qualidade, inovação e profissionalismo caminham juntos, o resultado é uma doce e sólida referência. Instagram: @doceepoesiaconfeitaria
Por Mestres do Paladar 18 de dezembro de 2025
A trajetória da personal chef e empresária Katiely é marcada por desafios, reinvenção e propósito. Proprietária do Kmix Comida Saudável, ela se destaca no mercado de alimentação funcional com a produção de marmitas congeladas e personalizadas de acordo com a dieta de cada cliente, sempre com foco em saúde, equilíbrio e praticidade. O trabalho é, inclusive, recomendado por nutricionistas, reforçando a credibilidade do negócio. Formada em Marketing, com pós-graduação em Psicanálise, Katiely atuou por cerca de dez anos na área administrativa. Mãe de Wainer Filho, a quem define como maior incentivador e ponto de equilíbrio, ela não esconde que o caminho até o empreendedorismo foi tudo menos fácil. “Nem tudo foram flores. Passei por momentos muito difíceis, mas acredito que tudo teve um propósito”, relata. Entre os obstáculos enfrentados, um período de depressão e o diagnóstico de uma doença, descoberta ainda no início e hoje completamente curada. Em meio a esse processo, também lidava com a frustração de não conseguir se recolocar no mercado de trabalho. As portas não se abriam e a sensação de impotência crescia. Foi em um momento de desespero que surgiu a primeira virada: ao assistir a uma live sobre geração de renda com sucos detox, ela decidiu pesquisar, estudar e colocar a ideia em prática. As vendas começaram, mas logo veio a percepção de que poderia ir além. “Eu já ajudava algumas pessoas, mas senti que elas precisavam de mais: precisavam de saúde”. A afinidade com a cozinha saudável levou a se especializar em gastronomia saudável e funcional pela Escola Natural Chef. Nascia ali o Kmix Comida Saudável, hoje referência em refeições práticas, saborosas e alinhadas aos planos alimentares individuais. Mais do que cozinhar, Katiely se vê como parte da jornada de quem busca qualidade de vida. “Eu ajudo você a colocar o plano alimentar em prática. Isso é sobre saúde e sobre impacto na vida das pessoas”. Com feedbacks diários e histórias de transformação, sua caminhada de sucesso está apenas começando, uma referência em propagar sabor afetivo na alimentação saudável. Instagram: @kmixcomidasaudavel
Por Mestres do Paladar 17 de dezembro de 2025
Surubim (PE) - Há mais de 20 anos, Ana transformou a confeitaria em muito mais do que um trabalho: fez dela uma forma de expressar arte, amor e sabor afetivo. À frente da Ana Salgados Confeitaria, ela atua no ramo de tortas, doces e salgados para todos os tipos de festa, casamentos, formaturas, aniversários e celebrações. Apaixonada pelo que faz, a empreendedora construiu sua trajetória com dedicação e sensibilidade. Cada encomenda carrega cuidado artesanal e um toque pessoal, refletindo a relação próxima que mantém com seus clientes. “Assim que o pessoal precisa do nosso trabalho, estamos sempre prontos para atender". Há cerca de dois anos, essa paixão ganhou um novo caminho: o ensino. Ana descobriu em compartilhar seu vasto conhecimento uma nova vocação. Hoje, é professora de confeitaria e já está na 14ª turma formada. Em seus cursos, os alunos têm acesso completo às técnicas de produção com todo o material fornecido, garantindo aprendizado prático e acessível. O impacto desse trabalho vai além da confeitaria.Já formou mais de 280 mulheres, em cursos realizados na própria cidade, em municípios vizinhos, bairros e até em sítios. “Ensinar me faz ainda mais feliz, porque posso ajudar outras mulheres, assim como um dia eu precisei ser ajudada”. Mãe de três filhos, avó de uma neta de oito anos, Ana trabalha ao lado do esposo e segue firme no propósito que a move. Sua história começou em um curso da prefeitura, em meio a dificuldades, mas foi na confeitaria que encontrou a chance de mudar de vida. Seu nome se tornou uma grande referência, e seu maior sonho é levar esse trabalho ainda mais longe, alcançando e ajudando cada vez mais pessoas. Tudo é feito com muito amor e um sabor afetivo único, sempre compartilhando seu valioso conhecimento e transformando a vida de inúmeras mulheres. Instagram: @anasalgadosconfeitaria
Por Mestres do Paladar 15 de dezembro de 2025
Aos 35 anos, Raquel Ferreira da Silva é o retrato de uma trajetória construída com coragem, fé e muito amor pela cozinha. Desde 2018, ela transforma ingredientes selecionados em doces e salgados que vão além do paladar: carregam memória, afeto e identidade. Seu trabalho une arte, sabor e dedicação, revelando que cozinhar também é uma forma de contar histórias. O início foi simples e cheio de significado. Vendendo bolos caseiros na feirinha de sua cidade, com um carrinho, Raquel apostou naquilo que sabia fazer de melhor: receitas feitas com cuidado, qualidade e aquele gosto de casa que conforta. O público respondeu com fidelidade, reconhecendo no sabor o carinho presente em cada preparo. Com o passar dos anos, a produção cresceu e se diversificou. Hoje, trabalha com doces, salgados, tortas e bolos, se consolidando como especialista na área. Cada produto é pensado com atenção aos detalhes, desde a escolha dos ingredientes até a apresentação final, reforçando seu compromisso com a excelência e com o sabor afetivo que se tornou sua marca registrada. Além do trabalho artesanal, Raquel também se dedica a ensinar. Como professora de salgados, ela compartilha conhecimento, técnicas e experiências, incentivando outros profissionais a acreditarem no próprio potencial. Sua caminhada é prova de que persistência e amor pelo que se faz podem transformar pequenos começos em grandes conquistas. Grata a Deus por cada etapa vivida, Raquel Ferreira da Silva segue firme, mantendo a essência que a trouxe até aqui. Sua história mostra que quando arte, amor e sabor caminham juntos, o resultado é inspiração e realização. Instagram: @raquelfersi_confeitaria
Por Mestres do Paladar 15 de dezembro de 2025
Niterói (RJ) - A história da Granulado Nobre nasce onde arte, amor e fé se encontram. Criada por Malu, empreendedora cristã, casada e mãe de três filhos, a marca traduz em doces e chocolates artesanais um alto padrão de qualidade, cuidado e propósito. O que começou nas festinhas infantis da família, com doces sempre elogiados, logo se transformou em algo maior: a vontade de empreender e gerar renda extra sem abrir mão da presença na criação dos filhos. Sem produzir bolos, Malu apostou no que sabia fazer bem: brigadeiros. No início, vendia nas ruas, acreditando que seria difícil conquistar clientes. Mas, após poucos dias de trabalho, portas começaram a se abrir. “Deus começou a enviar clientes, e muitos”. A partir daí, a marca foi crescendo, sempre com um princípio inegociável: a escolha criteriosa dos ingredientes e a busca constante por excelência. A Granulado Nobre se destaca pelo uso de chocolates belgas, pistache e insumos selecionados, aliados a estudo contínuo e aperfeiçoamento técnico. Mesmo sem se considerar criativa no início, Malu encontrou na fé o suporte para vencer seus maiores medos. Ao trazer Jesus como “sócio” do negócio, ela passou a enxergar talento e criatividade florescendo de forma inesperada. Hoje, produz doces finos, bombons e chocolates que unem beleza, técnica e sabor afetivo. Fundada oficialmente em dezembro de 2022, a marca completou três anos consolidando-se como referência em presentes personalizados, festas, casamentos e eventos de 15 anos. Um marco importante foi o Dia da Mulher, quando mais de 100 caixas de brigadeiros foram entregues. Na primeira Páscoa, a ousadia rendeu resultados expressivos: mais de 700 ovos personalizados para clubes de Niterói, levando exclusividade e chocolate nobre às crianças. Hoje, a Granulado Nobre é referência em ovos de Páscoa, presentes e festas, e já planeja a entrada no universo dos bolos artesanais, com recheios autorais e combinações surpreendentes. Para Malu, a caminhada é feita de fé, estudo, visão e perseverança. “Ser dependente de Deus é o primeiro caminho”, afirma. Assim, ela equilibra carreira, família e propósito, transformando doces em verdadeiras obras de arte que contam histórias e despertam emoções. Instagram: @granuladonobre
Por Mestres do Paladar 13 de dezembro de 2025
Belo Horizonte (MG) - A relação de Camille Carrilho com a confeitaria começou ainda na infância. “Eu, minha mãe e minha avó fazíamos os docinhos para os aniversários da família. Eram momentos muito gostosos, especialmente com minha avó, que já não está mais entre nós”, recorda. Com o tempo, a paixão pelos doces se manteve, assim, continuou testando receitas em casa, agradando sempre a família e amigos, até que em 2018 decidiu dar o primeiro passo profissional: começou a vender bombons, sem grandes pretensões. “As vendas foram muito boas e o retorno sempre positivo. Em 2019, fiz minha primeira Páscoa comercial e deu muito certo”. O momento decisivo aconteceu entre julho e agosto de 2020, quando percebeu que a confeitaria poderia ser mais que um hobby: poderia ser sua profissão. Com o apoio de duas amigas, criou o perfil da Doces por Mille no Instagram, passando horas em chamadas de vídeo para definir cores, identidade visual e logotipo da marca. Desde então, a Doces por Mille cresceu de forma orgânica, conquistando clientes em diversos Estados do Brasil, com envio via Sedex. “Estou sempre pensando em novas receitas, recheios e doces, estudando e testando”. Cada detalhe é pensado com cuidado: da seleção dos doces à escolha das cores das fitas e embalagens, até chegar ao consumidor final. O objetivo é proporcionar momentos doces e especiais, carregados de afeto. “Quero que cada pessoa tenha uma experiência única e afetiva por meio do meu trabalho”. Com dedicação, criatividade e sabor, Camille transformou lembranças afetivas de infância em uma trajetória de sucesso que continua a crescer, adoçando a vida de cada cliente. Seu nome virou uma assinatura capaz de transformar cada momento em saborosos acontecimentos. Instagram: @docespormille