Bolo da Vovó Ucha abre primeira casa de bolos artesanais de Camaquã (RS) e região
Em Camaquã (RS), a confeitaria artesanal Bolo da Vovó Ucha é um refúgio de sabores que evocam memórias afetivas e familiares. Fundada por Maria Elisa Justo, a confeitaria está prestes a comemorar cinco anos de uma trajetória marcada pela dedicação, persistência e amor, com a inauguração do primeiro espaço físico de bolos caseiros artesanais da cidade e região.
"Dia 3 de setembro de 2019, eu e minha família estávamos passando por uma grande crise financeira, um momento muito delicado em que sentia que uma possível depressão tomava conta de mim. Senti que precisava dar um basta nisso tudo", relembra Maria Elisa. Em busca de alternativas de trabalho para aumentar a renda familiar, Maria e seu esposo reviravam gavetas e armários na casa que era de sua mãe quando encontraram um caderno de receitas que ela havia escrito para Maria quando tinha 18 anos. "Neste momento, senti que precisava ser tão forte como minha mãe sempre foi, mesmo nos piores momentos dela e de toda a família."
Inspirada pelo caderno de receitas, ela decidiu usar os ingredientes que tinha em casa e R$10,00 para comprar o que faltava para fazer seu primeiro bolo. "Preparei, assei e, quando pronto, olhei para meu esposo e disse: 'Este será meu trabalho daqui para frente.' Tirei uma foto do bolo e postei no Facebook, esperando a primeira encomenda. Uma semana depois, a primeira encomenda chegou e, a partir dela, outras começaram a aparecer, e a rede foi crescendo."
Com o aumento das encomendas, a empreendedora sentiu a necessidade de profissionalizar suas vendas e pensar em um nome. "Como estava fazendo bolos caseiros que me lembravam da minha infância, da minha mãe e da minha avó, pensei que deveria ser algo com 'Bolo da Vovó'. Naquele instante, veio à minha cabeça 'Bolo da Vovó Ucha', em homenagem à minha mãe, conhecida como Ucha pelos mais próximos. Assim, o Bolo da Vovó Ucha nasceu com muita dedicação, persistência e amor".
Este ano, além de comemorar cinco anos de trabalho com bolos caseiros, Maria Elisa Justo inaugura o primeiro espaço físico da Bolo da Vovó Ucha, na casa onde morava sua mãe. "A abertura deste espaço é um marco para mim e minha família, é a realização de um sonho. É a primeira casa de bolos artesanais de Camaquã e região Costa Doce, trazendo o sabor caseiro com memórias afetivas que propagam o gostinho e as lembranças de vovó."
Maria Elisa Justo, com seu talento e dedicação, faz uma releitura dos clássicos do passado, criando bolos que trazem aconchego e afago nas mais sublimes recordações. Na Bolo da Vovó Ucha, cada delícia artesanal é elaborada com amor e dedicação, proporcionando uma experiência envolvente que agrada o paladar e aquece o coração.
Toda a trajetória é um testemunho de força, determinação e resiliência. De uma crise financeira encontrou no caderno de receitas de sua mãe a força que precisava para se reinventar. Hoje, com a abertura da primeira casa de bolos artesanais de Camaquã e região, ela continua a adoçar vidas e a perpetuar o legado de sua mãe, Ucha, com cada bolo preparado com carinho e dedicação.
Bolo da Vovó Ucha é mais do que uma confeitaria; é um abraço em forma de sabor, um resgate de memórias afetivas e uma celebração da família e do amor.









