Stephanie Hora: empreendedora é referência na confeitaria e faz do nome uma assinatura

Rio de Janeiro - Stephanie Hora, de 37 anos, encontrou na confeitaria não apenas uma profissão, mas um elo afetivo com seu passado e um caminho de sucesso. A jornada na confeitaria começou cedo, aos oito anos, após a perda de sua mãe. Sua irmã mais velha, que na época tinha 19 anos, abandonou seus próprios planos para assumir a responsabilidade de cuidar dela. Essa dedicação não só fortaleceu os laços familiares, mas também incentivou a se tornar independente desde cedo.
"Minha irmã me ensinou a cozinhar colocando um banquinho no fogão para que eu pudesse me virar enquanto ela trabalhava", relembra. Foi dessa forma que ela aprendeu a fazer brigadeiro, o que se tornou sua primeira empreitada culinária. Vivendo em um condomínio grande, passou a vender brigadeiros de porta em porta, e o sucesso foi imediato. Aos poucos, adicionou biscoitinhos amanteigados e outras delícias ao seu repertório, sempre recebendo elogios pela qualidade de seus produtos.
As memórias da mãe na cozinha sempre foram um ponto de inspiração. Muitas das receitas que ela prepara atualmente são heranças culinárias de sua mãe, incluindo o famoso bolo de canela, que se tornou o carro-chefe no delivery. "Tudo que eu faço hoje no delivery são receitas da minha mãe", afirma.
Apesar de sua paixão pela confeitaria, inicialmente houve uma resistência em seguir na carreira. Formada como comissária de bordo, chegou a cursar Pedagogia, mas a necessidade do inglês a levou a fazer um intercâmbio na Irlanda. Foi lá que, dividindo uma casa com um colega inglês estudante de gastronomia com foco em confeitaria, sua paixão pela área foi reacendida. "Quando cheguei lá, a primeira coisa que aconteceu foi dar de cara com a confeitaria", conta.
Após retornar ao Brasil, decidiu abandonar a carreira de comissária de bordo para se dedicar integralmente à confeitaria. A jornada, no entanto, não foi fácil. Diagnosticada com endometriose, passou por três cirurgias e precisou fazer pausas frequentes em sua atividade.
Em 2020, um mês antes da pandemia, ela voltou de vez à confeitaria. Durante a pandemia, viu seu negócio crescer exponencialmente, a ponto de trabalhar sem parar para atender à demanda crescente.
Hoje, a cake designer mora em um bairro menor e precisou adaptar seu público, mas mantém o compromisso com a qualidade. "Eu não abro mão de trabalhar com insumos de qualidade, com chocolate nobre, tudo de primeira. Acredito que esse é o meu diferencial", destaca.
Apesar das adversidades, Stephanie Hora encontrou sua verdadeira vocação. "O engraçado é que mesmo eu querendo fugir da confeitaria, ela sempre me encontrava de alguma forma".
Sua habilidade excepcional encanta paladares e corações, despertando memórias afetivas e proporcionando experiências saborosas. A harmonia perfeita entre técnica e paixão genuína é o segredo de seu sucesso.
Dia após dia é construído o seu legado de amor, sabor e memórias através de suas criações que adoçam vidas. Assim, é respeitada e reconhecida por seu trabalho, vivendo inteiramente do que ama fazer. "Tudo que eu conquistei é através da confeitaria. Sou muito feliz e grata por isso".









