Fermentté: panificação natural e artesanal com assinatura de Erica Berci

Natural de Araraquara, Erica Berci chegou a São Paulo com o sonho de estudar e conquistar seu espaço. Formou-se em Publicidade e Propaganda e construiu uma sólida carreira na área de mídia em grandes agências. Durante 15 anos, viveu a intensidade do mercado publicitário, sem nunca abandonar uma paixão silenciosa: a cozinha.
Mesmo na correria das madrugadas de trabalho, Erica sempre se manteve fiel ao seu cuidado com a alimentação. Ganhou fama entre os colegas por evitar fast food e personalizar seus pedidos, uma pizza com menos muçarela, ou de atum sem cebola, escolhas que, muitas vezes, a colocavam como voto vencido nas decisões coletivas. Mas esses detalhes revelavam algo maior: uma conexão afetiva com o que se consome.
Com o tempo, percebeu que precisava de uma vida com mais propósito e qualidade. Começou a buscar um plano B que unisse prazer, saúde e criatividade. Nos fins de semana, mergulhava como hobby em cursos de alimentação funcional. Foi quando conheceu a panificação artesanal e sentiu, enfim, em casa.
Em 2021, decidiu mudar de rumo: abandonou a publicidade e se matriculou na prestigiada Le Cordon Bleu. Passou um ano estudando Pâtisserie e Boulangerie e trabalhou na própria escola por seis meses, aperfeiçoando seus conhecimentos.
No exame final do curso de panificação, brilhou ao criar o Pain du Cotidian, um pão autoral onde fez releitura do clássico trivial paulistano pão na chapa, utilizando os clássicos da Boulangerie/Pâtisserie francesa, com Pâte à Brioche Feuilletée – Brioche Folhado representando o pão na chapa e um Flan Boulanger de café com leite. A criação arrebatou o primeiro lugar entre os pães autorais e marcou sua nova identidade profissional.
Em 11 de novembro de 2022, nasce a Fermentté, onde Erica transforma técnica e afeto em sabores únicos. O nome carrega mais do que referência à fermentação natural — é sua assinatura. Expressa o tempo, cuidado, alquimia e amor envolvidos em cada produção artesanal.
Agora, se prepara para mais um passo: uma especialização em viennoiseries e suas variações. Assim, fermentar é criar com o coração e cada pão tem a sua história.
Instagram:
@fermentte











